Energia solar: Europa na liderança

Foram recentemente apresentados em Valência (Espanha) os resultados do “Relatório Anual da Situação do Sector Fotovoltaico”, que analisa o mercado fotovoltaico, bem como o “estado da arte” no que toca à indústria e investigação na área, sobretudo na União Europeia, Índia, Japão, China, Taiwan e Estados Unidos.

O estudo, levado a cabo pelo Instituto da Energia, do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, revelou que a Europa liderou em 2009 o investimento no aproveitamento de energia solar, contabilizando de mais de75% da nova potência fotovoltaica instalada.

No total, foram 5,8GW – valor superior ao ano anterior (5,1GW) – que foram instalados sobretudo na Alemanha que lidera a nível mundial em termos de potência fotovoltaica acumulada com 9,8GW, seguida da Espanha com 3,5 GW.

Em segundo lugar no que diz respeito ao crescimento do sector em 2009 ficou a Itália, seguida do Japão, Estados Unidos, República Checa e Bélgica.

Globalmente dos 22GW de potência fotovoltaica instalada a nível mundial 16 GW são “europeus” e a nível interno o sector da energia solar representou 21% do aumento da capacidade de produção de energia do “velho continente”.

Comments

1 comentário to “Energia solar: Europa na liderança”

  1. Painel Solar on Dezembro 7th, 2011 14:59

    Aqui no Brasil as coisas são um pouco diferente, aqui o custo de painéis solares são extremamentes caros, e ainda não temos nenhum apoio do governo para isso. Espero algum dia chegarmos no mínimo perto do que e na Europa hoje.

Deixar comentário