Medida Solar Termico 2009

A energia solar quando nasce é para todos. Como tal, faz sentido que todos tenham acesso a uma fonte de energia que tem tanto de renovável como de rentável.

energia-solar Ainda está a tempo de beneficiar de todas as medidas do programa de incentivo à utilização de energias renováveis, com condições especiais e garantia de poupança. O solar térmico pode reduzir em um terço a factura energética de cada habitação.

Vantagens na aquisição:

Até 31 de Dezembro, pode comprar com desconto e beneficia de uma linha de crédito específica. Na declaração de IRS de 2010, deduz ainda 30% das despesas com a compra e instalação (excepto comparticipação), até 796 euros.

Estão abrangidos 3 tipos de equipamento: termossifão de 200 litros (para 2 pessoas) e de 300 litros (para 4 ou 5), e um sistema de circulação forçada com tanque de 300 litros, para 4 ou 5 pessoas.

Actualmente, há 6 fornecedores certificados para os 3 sistemas: Norquente, Openplus, Rigsun, Solargus, Vulcano e Wicora. A lista de fornecedores ainda não se encontra fechada mas estão desde já disponíveis vários fornecedores. Poderá obter a informação sobre quem são os fornecedores, no banco ou através do número 707 200 636.

O consumidor pode escolher o produto (marca), mas não o instalador. Depois de optar por um sistema e fornecedor, tem de fazer o pedido num banco aderente ao protocolo, mesmo que não recorra ao crédito. É contactado por um instalador ao fim de 3 dias úteis.

Com este incentivo, o Governo visa aumentar o número de habitações com sistemas solares térmicos: a meta para 2009 está em 65 mil.